07 maneiras de identificar um brasileiro no exterior!

August 22, 2016

 As Olimpíadas no Rio mostrou ao mundo um pouco mais sobre nosso país, que embora tenha muitos problemas reais muitas vezes é visto de maneira injusta.Eram muitos os problemas que poderiam atrapalhar o evento e além dos estrangeiros, muitos brasileiros apostavam em uma vergonha mundial .

 

Era zika vírus, a Baía da Guanabara imunda, consertos inacabados na Vila Olímpica, um pedido de socorro financeiro de emergência para evitar o estado de calamidade a um mês e meio da estreia. Até o Estado Islâmico deu o ar da sua graça para aumentar a síndrome de fracasso que a Olimpíada do Rio precisou enfrentar.

 

No final deu tudo certo pois mais uma vez o brasileiro deu seu "jeitinho" de última hora e conquistou os turistas principalmente pelo seu jeito festivo e extrovertido. Jeitinho este que torna o turista brasileiro figura carimbada no exterior, causando inevitáveis choques culturais nos gringos mais desavisados e mesmo que tente desfaçar, é muito fácil (na maioria das vezes) identificar um brasileiro fora do país.

 

 

Elencamos 7 características que entregam facilmente nossa nacionalidade:

 

1 - Pontualidade (ou falta dela)

Essa característica já é conhecida por nossos amigos gringos. A pontualidade, ou melhor dizendo, a falta dela é um (mau) hábito muito comum dos brasileiros. Se um brasileiro marca um encontro, um compromisso ou uma festa às 21h, pode ter certeza que ele estará lá… estará lá na casa dele começando a se preparar par sair. No mínimo! Devemos reconhecer que não damos lá muita importância para os horários. Os gringos dão uma risadinha amarela, acham engraçadinho, mas no fundo isso os irrita profundamente! Mas esse hábito não é “privilégio” nosso, mas dos povos latinos em geral.

 

2 - Beijos, abraços, tapinha das costas...

Brasileiros são “pegajogos”, no sentido bem literal da palavra. Esse também é um hábito característico de culturas latinas. Em inglês, há um termo que designa bem essa características: “touchy”. O brasileiro é um povo reconhecidamente caloroso, que gosta de tocar, de encostar no outro. A gente mal conhece a pessoa e já a cumprimenta com abraços e beijinhos no rosto. Demonstramos intimidade logo no começo da relação, sem nem conhecer a pessoa direito. Isso se deve a sermos bastante calorosos entre nós, mas cutucar um estrangeiro, pegar no braço ou coisa do tipo pode assustar ou incomodar bastante um gringo desavisado.

 

3 - Excesso de higiene

 Em se tratado de limpeza pessoal, somos bastante exigentes! Desde cedo somos ensinados que é preciso escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia e tomar banho diariamente (pelo menos uma vez). Pois estes hábitos podem causar muito estranhamento entre norte-americanos e europeus. Banhos na Europa não são exatamente uma prioridade e escovar os dentes após o almoço não é lá muito comum nos Estados Unidos.  Obviamente são hábitos diretamente atrelados ao clima de cada região.

 

4 - Direto ao ponto

Brasileiros são objetivos, ou seja, vão direto ao ponto. Ou à pessoa a qual precisam se dirigir. Enquanto em países como Estados Unidos ou Inglaterra, você nunca inicia um diálogo sem um “Excuse-me” (“Com licença”), os brasileiros não dão muita importância aos protocolos e essa objetividade pode causar um susto. Pode ofender ou agradar o estrangeiro, dependendo da situação. Sem contar que ao longo da conversa, também não há muito cerimônia. Perguntamos e falamos muito do que vem à mente, o que pode causar a impressão de que somos intrometidos e inconvenientes.

 

5 - Bom humor

Brasileiro acha graça de tudo. E uma das atitudes que de longe denunciam um brasileiro no exterior é o bom humor extra. Somos amigáveis, sociáveis e normalmente abordamos os outros com um sorriso. Também sempre há motivo para festa. Não é à toa que estamos entre as 20 nações com a população mais feliz do mundo!

 

6 - Compras

 

Sacolas que não acabam mais. De longe, os gringos sabem apontar um brasileiro. Isso porque também é uma mania tupiniquim comprar um monte de bugigangas. É lembrancinha até para o porteiro do prédio!

 

7 - Espelho, espelho meu...

 A mulher brasileira já é bonita por natureza. No aspecto beleza feminina, estamos entre os melhores do mundo! E além disso, as brazucas são extremamente vaidosas. Muito mais que qualquer estrangeira. A maioria das brasileiras não saem para comprar um pão na padaria sem se arrumarem. Fora que elas são as que mais se dedicam aos cuidados com cabelo, pele, maquiagem, forma física… O fato de sermos líderes em número de cirurgias plásticas não é à toa.

Existem muitos outros hábitos característicos de brasileiros. Se deixamos passar algum, conte para nós nos comentários!!

 

 

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho!"

Ayrton Senna

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Cartão de Crédito na Europa? Cuidado com a "dupla conversão"

May 5, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga