top of page

Como se preparar para a entrevista de visto para os EUA

Em nosso ultimo post, abordamos o passo a passo para dar entrada no visto para os EUA. Após ter realizado todo o processo, eis que chega o tão esperado dia da entrevista!

Diferentemente de uma entrevista de emprego, a entrevista para visto exige um pouco mais de atenção, pois ela é rápida e o resultado será dito pelo entrevistador logo após as perguntas. Não existe segredo ou critério para conseguir o visto americano, a decisão do agente consular de negar ou conceder o visto vai depender das intenções e perfil do solicitante onde terá que provar que tem fortes vínculos com o Brasil e que não tenha intenções de morar lá. Exemplo, se você estiver aplicando para o visto de turista e estiver cursando uma faculdade, isso prova que após ir aos EUA você terá que voltar. Isso acaba facilitando a decisão do entrevistador.

Perguntas comuns nas entrevistas

Geralmente a entrevista é rápida com duração media de cinco minutos, e as perguntas sempre são curtas e simples. Veja abaixo algumas das perguntas mais comuns nas entrevistas:

Qual sua idade? Qual sua renda? Qual sua profissão O que seus Pais fazem? Para onde vai? Quem Esta pagando sua viagem?

Como se comportar e o que responder

Este é o mimento mais importante de todo o processo, por isso esperamos que estas dicas ajudem você em sua solicitação.

Primeiramente vamos falar no que se vestir, já que muitas pessoas acabam exagerando afim de passar uma boa imagem. Recomendamos ir bem vestido, com uma roupa que fique bem em você de modo a passar uma boa impressão mas sem exagerar. É importante que você se sinta confortável, já que não é incomum passar algumas horas nas filas de triagem.

Não Fique nervoso – Nem precisa falar muito né, alias não ficar nervoso vale para qualquer tipo de entrevista. Respostas curtas – Jamais fica detalhando quando for responder, se o agente perguntar para onde vai, responda sem ficar simplificando. Não faça gestos e nem olhe para os lados – O entrevistador pode pensar que você esta nervoso e isso não passa confiança Não minta – Pois quando pessoas mentem, elas demostram sinais de nervosismo e se os agentes perceberem, já era. Além disso, você pode correr o risco de ter futuros problemas para conseguir o visto ou entrar nos Estados Unidos. Mostre os documentos apenas se for solicitado – Garanto que se você seguir os quatro passos acima, o agente nem te pedirá documentos, e recomendo mostrar apenas se for solicitado. Alguns agentes iniciam a entrevista de forma simpática, ou ate com brincadeiras, mas mesmo assim saiba dos seus limites, quando ele fizer a primeira pergunta onde no geral são as que colocamos acima, responda com segurança sem alterar o tom da voz, seja calmo e coerente, pois será neste momento que você deverá passar confiança. Não pense que só porque você faz faculdade e tem uma renda alta significa que conseguirá o visto, todos os dias há casos de pessoas deste perfil tendo seus vistos negados, e de pessoas desempregadas tendo seus vistos concedidos, então o fator principal é convencer o entrevistador consular. Aplique as dicas acima na sua entrevista e garanto que a ultima coisa que você ouvirá do agente consular será “Visto Concedido”.

O Visto aprovado será enviado ao solicitante pelo serviço de correios ou de entrega juntamente com o Passaporte, ou estará a disposição para ser retirado (mediante agendamento prévio, como foi optado pelo requerente). Aqueles que optarem pelo serviço de entrega, receberão um e-mail de confirmação informando qual serviço será utilizado para a entrega e um número para o rastreamento da mesma.

Siga todos os passos e boa sorte!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page