top of page

As notas antigas de dólar ainda são válidas, mas não por muito tempo!

Quem guardou dólar da última viagem de anos atrás esperando pela oportunidade de usá-las um dia poderá ter prejuízo quando tirá-las da carteira. Hoje em dia, há maior resistência em aceitar as notas antigas de cem dólares, principalmente nos países em que a moeda corrente não seja dólar.

Isso ocorre porque a versão mais recente da nota americana lançada em 2013, possui maior complexidade em sua fabricação a fim de evitar que ela seja falsificada. A nota de cem dólares é uma das de maior circulação pelo mundo, o que requer que de tempos em tempos o governo dos Estados Unidos lance um novo modelo com melhores tecnologias para combaterem reproduções ilegais.

Estabelecimentos e até mesmo bancos de muitos países onde o dólar não é a moeda local normalmente recusam aceitar a nota antiga por temerem falsificação e não terem como conferir sua autenticidade.

A notas antigas são aquelas com a “carinha”, em que a imagem do presidente Benjamin Franklin vem dentro de um pequeno círculo no centro da nota. Já a versão de 1996 – a conhecida “caruda” – estampa uma imagem maior de Franklin, com alteração na cor do número 100 conforme a inclinação do papel e permanece sendo aceita pelo mercado. A versão mais recente da nota, de 2013, possui uma fita azul em 3D e imagens de sino e a inscrição do número 100 que variam de cor. Sua produção inicial foi de 3,4 bilhões de notas

Apesar da recusa em vários países, os turistas costumam trocar com mais facilidade quando viajam aos Estados Unidos. No entanto, há estabelecimentos que têm evitado aceitar tais notas, fechando cada vez mais o cerco aos turistas que ainda guardam versões antigas. Uma alternativa é trocar com o Departamento de Tesouro Americano, por carta registrada e com seguro.

Nota com “carinha”, recusada em muitos países:

Nota “caruda”, que permanece sendo aceita:

Cédula mais recente do dólar:

As cédulas antigas são retiradas de circulação conforme vão se desgastando. Notas em más condições geralmente são trocadas apenas pela casa da moeda americana.

Caso você possua cédulas deste modelo antigo e não pretende viajar aos Estados Unidos em breve, a Trade Câmbio recomenda que faça a troca das mesmas o quanto antes, já que estas cédulas tende a se desvalorizar cada vez mais em relação as notas novas.

Atualmente as cédulas antigas já são negociadas com um deságio em relação as cédulas atuais, no entanto muitos adquiram esta moeda em um momento de baixa do dólar e poderão trocar hoje com o dólar valorizado, obtendo assim um certo ganho na operação.

 

Imagens: morgueFile/ Extra pack of peanuts/ Planet Oddity

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page