top of page

O que fazer em Santiago: dicas imperdíveis para sua viagem

Com mais de 6,5 milhões de habitantes em toda a região metropolitana, Santiago do Chile é uma capital charmosa e muito moderna. Quem visita a cidade já se encanta antes do avião sequer pousar: a vista da Cordilheira dos Andes é de tirar o fôlego e um dos pontos altos da viagem! Chegando lá, então, o passeio só tem a melhorar: Santiago é uma das capitais mais desenvolvidas de toda a América do Sul e um dos principais destinos dos brasileiros que querem viajar para um lugar com ótimo custo benefício. Também pudera: com uma cidade tão arborizada, transporte público de qualidade e muitos pontos turísticos para visitar, fica difícil resistir a essas férias, que podem ser perfeitas em qualquer época do ano. Quer saber tudo o que fazer em Santiago? Então confira algumas dicas:

Plaza de Armas

Comece o passeio na capital do Chile a partir desse ponto turístico: a Plaza de Armas, coração de Santiago. Assim como a Plaza de Mayo, em Buenos Aires, essa aqui reúne vários edifícios históricos que são símbolo da arquitetura da era colonial, como o prédio dos Correios, a Prefeitura e a Catedral Metropolitana, um dos principais templos católicos do país chileno. Com certeza vale uma visita para conhecer o interior da igreja!

Palácio de La Moneda

É aqui que fica a sede da presidência do Chile e um dos pontos turísticos que mais atraem visitantes no país inteiro. Uma parada para conhecer o prédio é muito interessante de se fazer, além de assistir à cerimônia da troca de guarda, o que acontece em diferentes dias, mas sempre às 10 horas.

Mercado Central

Imagine um grande mercado municipal que vende tudo o que tem direito: frutas, verduras, legumes, peixes, frutos do mar, carnes, artesanato, restaurantes de todos os tipos… É tudo isso (e mais um pouco) que você encontra no Mercado Central de Santiago! Como o prédio, erguido em 1872, já é consagrado como ponto turístico da cidade, o preço dos restaurantes não é muito barato. Mas vale a pena visitar para comer a centolla, um caranguejo gigante que já se tornou prato tradicional no Mercado. Se você é fã de frutos do mar e peixes em geral, é um passeio imperdível!

Museu de Arte Pré-Colombiana

Tá aí um museu tipicamente latino. As peças expostas aqui, em um prédio de 1805, dificilmente terão algo parecido em qualquer lugar no mundo! Se você gosta de história e acha legal conhecer o passado de um país e a cultura dos povos que moravam no local há séculos atrás, vai amar o Museu de Arte Pré-Colombiana. Lá existem muitas esculturas curadas por arqueólogos muito experientes, feitas de madeira e de pedra, materiais usados diariamente pelos povos que moravam na América antes da chegada dos europeus. São mais de 2 mil peças indígenas reunidas em um dos museus mais completos e bonitos com essa temática na América do Sul. Tá esperando o que para incluir esse passeio no roteiro?

Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano

Observar a cidade de Santiago lá do alto é uma atividade imperdível para quem visita o destino pela primeira vez. E para fazer isso, o Cerro San Cristóbal, localizado em Bellavista, é perfeito: é um dos pontos mais altos da capital chilena! Lá de cima, ao atingir os 880 metros de altura, dá pra observar os edifícios, a geografia da cidade e, ainda, a cordilheira dos Andes, se a visibilidade permitir. No parque onde o cerro está localizado, você também encontra algumas piscinas públicas e um zoo. Para subir até o cume, dá para pegar uma trilha ou ainda usar o funicular, uma espécie de trem que sobe e desce o morro.

La Chascona

Pertinho do Cerro San Cristóbal, no bairro Providencia, você encontra nada menos do que a famosa casa do poeta chileno Pablo Neruda. Muitos turistas passam despercebidos pelo edifício, mas se você gosta de artes, literatura, poesia e até arquitetura, esse passeio vale muito a pena. A visita, que dura cerca de 40 minutos, conta com um guia de áudio em português mesmo. Lá dentro, você encontra vários objetos usados pelo escritor, que ganhou o Nobel de Literatura em 1971, e conhece a decoração única da casa. Não se esqueça de fazer reserva para não pegar filas nem perder ingresso.

Museu Nacional de Belas Artes

Outra dica imperdível para os amantes de arte! O Museu Nacional de Belas Artes conta com mais de 5 mil peças no seu acervo permanente. Todas elas contam um pouquinho a história da arte no Chile e em outros países, e abrangem períodos diferentes. O edifício fica bem no meio do Parque Florestal, o que torna o passeio ainda mais agradável! Aproveite para dar uma volta e experimentar o sorvete do Empório La Rosa.

Providencia, Las Condes e Bellavista

Três bairros imperdíveis de se conhecer em uma viagem à capital do Chile. O primeiro, Providencia, é um destaque quando o assunto é bares, restaurantes e comércio. Já o Las Condes é um bairro nobre e mais refinado, perfeito para quem quer se perder nas ruas da cidade em uma região tranquila. O Bellavista, por sua vez, é a região mais boêmia da cidade. Se você curte sair à noite e frequentar bares mais agitados, essa é a pedida!

Cerro Santa Lucía

Além do Cerro San Cristóbal, o Cerro Santa Lucía é uma opção para quem quer ver Santiago do alto, de um ângulo diferente. É um dos pontos mais altos da cidade e fica no bairro Lastarria, em meio ao trânsito intenso e de todo o movimento da capital. Lá de cima nem dá pra ouvir o barulho dos veículos: o parque é um grande refúgio arborizado. Cheio de jardins e monumentos, é perfeito para quem quer caminhar tranquilamente. Suba até o topo do cerro para aproveitar a vista da Cordilheira dos Andes no mirante. Se você fizer a subida rapidamente, pode se cansar fácil. Por isso, nossa dica é ir curtindo o passeio aos poucos! Que tal levar alguns lanches e fazer um piquenique no meio do caminho?

Vinícolas chilenas

Se você tem uns dias a mais no país, uma alternativa de passeios próximos a Santiago são as visitas às vinícolas – um grande passeio para quem gosta de vinho chileno, hein? Entre as que ficam mais próximas da capital, a maior é a Concha y Toro, marca famosa entre os brasileiros. Lá, você pode fazer uma visita guiada para conhecer todas as etapas da produção de vinho e ainda degustar algumas bebidas e queijos. Entre fevereiro e março, época da vindima, você também pode conhecer os parreirais de cerca de 100 variedades de uvas. Faça o agendamento antes da visita para não ter nenhuma surpresa ao chegar lá! Além da Concha y Toro, outra opção é a Undurraga, uma vinícola menor que proporciona um passeio mais íntimo. Não importa a vinícola que você escolher, faça a reserva e o trajeto por conta própria. Sai muito mais barato do que comprar o pacote em uma agência de viagem.

 

Fonte: MelhoresDestinos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page