Cartão de Crédito na Europa? Cuidado com a "dupla conversão"

May 5, 2019

Uma informação que muitos turistas desconhecem é de que  utilizar o cartão de crédito no exterior pode sair bem mais caro que o planejado. Principalmente em países onde a moeda local não é o dólar americano.

 

 

 

Por que isto acontece?

 

As administradoras de cartão utilizam a paridade com o dólar para fazer todas as suas conversões de câmbio, ou seja, os gastos realizados no exterior independentemente do país será cobrado em dólares americanos na sua fatura (o dólar americano é a moeda referência para compras internacionais). Significa que ao receber uma compra de Euros por exemplo, primeiro é realizada uma conversão do valor gasto em outra moeda para dólar: nesta conversão as operadoras de cartão aplicam uma taxa de conversão (cada operadora pode aplicar uma taxa própria nesta operação), posteriormente  o valor é transformado em reais e aqui fica deixamos um outro alerta: a conversão não é feita pela taxa do dólar comercial e na maioria dos casos a taxa a ser utilizada será a do dia do vencimento da fatura!

 

 

A maioria dos bancos aplicam uma margem (Spread) entre 2% e 4% sobre a taxa PTAX do dia.  Aquela argumentação em favor dos cartões de que "pelo menos o câmbio é a taxa comercial"... esqueça! Isso não existe! 

Obs: Através de pesquisas na internet é possível identificar que os bancos que colocam um ganho abaixo da média do mercado são: Banco do Brasil e  Caixa Econômica. Ainda assim, entre 2% e 3%. Não é zero! Na duvida, para valores atualizados, consulte seu gerente.

 

Então qual a melhor opção?

 

Dizer que levar a moeda estrangeira é melhor que o cartão de crédito, ou que o cartão pré-pago é melhor que a espécie é difícil, pois trata-se de uma definição pessoal.

 

Muitos optam por pagar o IOF mais alto e levar o cartão pré-pago ao exterior, tendo assim maior segurança e comodidade durante a viagem. Alguns optam pelo cartão de crédito por conta da possibilidade de pagar somente no vencimento da fatura, ganhando alguns dias até o efetivo pagamento.

 

Independentemente de sua escolha, é importante conhecer os prós e contras de cada produto, para que você tenha apenas boas lembranças de sua viagem, não sendo surpreendido após o retorno.

 

Além da principal diferença que existe entre os produtos: o Imposto sobre Operações financeiras (IOF), também existem outros pontos de atenção para cada produto:

 

 

Ainda está com dúvidas sobre a melhor opção?

 

Venha tomar um café conosco e conhecer a opção que melhor lhe atenderá durante a viagem!

 

 

Trade Câmbio

(14) 3434-1250

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Please reload

Posts Em Destaque

Cartão de Crédito na Europa? Cuidado com a "dupla conversão"

May 5, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga